Comentários

Quem assinou o Manifesto comentou!


Marcio Zilli
É lamentável ver que o ser humano não enxergue o absurdo que se faz e a ingratidão com nossa MORADA. Pensar que não saber usar recursos naturais fosse por causa de ignorância, mas é a arrogância e a falta de inteligência em saber mudar para uma ECONOMIA SUSTENTAVEL. “Retrocessos neste momento terão graves e irreversíveis conseqüências ambientais, sociais e econômicas”.

Gabriel de Paula
Na situação que as Reservas legais e que as florestas se encontram hoje, seria um absurdo impor mudanças no código florestal brasileiro.

Claudia Alonso
É um absurdo as leis serem mudadas pela pressão dos "donos do agronegócio"! Digo NÃO a essas mudanças que privilegiam o bolso de poucos em detrimento à saúde do planeta e dos próprios seres humanos!

Maria Salete Savordelli de Abreu
Vamos primeiramente mudar as leis que protegem demasiadamente os governantes, o que atualmente lhes dá impunidade, verbas estratosféricas além dos salários, gerando entorpecimento moral, ético, o que altera a própria consciência sobre o que é importante no cumprimento de sua tarefa e de seu papel social. Mudanças no Código Florestal coloca em risco o que temos de mais nobre em nosso país: nosso verde; e maiores riquezas: nossa água e nossa biodiversidade. Isto tem um valor inestimável para cada brasileiro, reconhecido em nosso Hino Nacional e que ninguém tem o direito de usar manobras calculistas em ofensa a nossa terra querida, Brasil.

Jairo Gouveia
dizer que os países de primeiro devastaram suas florestas não é justificativa para fazermos o mesmo, um erro não justifica outro erro! Vamos preservar sim, alterar a legislação só se for para aumentar a proteção florestal. Punir os que desobedecem as leis sim, nada de anistia, pelo contrario, vamos obriga los a plantar pelo menos 50% mais que a área por eles devastada, além de multá-los com rigor!

Liza Andrade
É um absurdo que ainda haja conflito quanto aos limites das APPS às margens de curso d'água. Há quem sustente que os limites são máximos e na verdade são os mínimos. O grande problema no espaço urbano é o próprio conflito nas legislações urbanísticas e ambiental. A Lei 6766 de 1979, que disciplina a maneira possível e como deve se dar o parcelamento do solo urbano, em seu artigo 4o prevê uma faixa no edificante de 15 metros ao longo dos cursos d’água correntes e dormentes, enquanto no Código Florestal, há a previsão de 30 metros no mínimo. Por isso toda a ocupação urbana se deu de maneira equivocada, sem respeito aos limites mínimos. Se o novo Código Florestal for aprovado, será uma tragédia ainda maior para as cidades brasileiras.

Virgílio Braz de Queiroz Júnior
Ridícula essa proposta do setor agrário, não podemos aceitar, vamos às ruas e digamos não a essa proposta nefasta... Não a diminuição das APPs, não a diminuição das áreas de reserva legal, quem cometeu crime ambiental, deve pagar por isso, não a anistia aos desmatadores... Se esse legislativo aprovar esse "novo código" nunca mais voto em nenhum desses caras...

CARLOS ALBERTO GOMES HENRIQUES – eng. agrônomo

Não se pode afrouxar o código florestal que é uma lei muito avançada para preservação das apps e florestas do brasil. infelizmente ela nem sempre é devidamente cumprida. se devidamente cumprida o brasil. estaria muito a frente dos outros países em preservação ambiental e sustentabilidade do planeta

Paulo Afonso Schneider
Quando Aldo Rebello é bajulado, festejado e homenageado por grandes ruralistas, arrozeiros e toda sorte de latifundiários é chegada a hora de nos levantarmos.Contem com nosso apoio....

Paulo Dimas Rocha de Menezes
Esta é a questão de interesse público mais importante e urgente na pauta da sociedade brasileira. O código florestal não é perfeito nem ser imutável, mas o que está sendo sugerido agora é um perigoso desastre em termos ambientais, um grave retrocesso em termos econômicos e uma grande vergonha em termos políticos. Votar a favor desta mudança da legislação ambiental é votar claramente contra a opinião e o interesse públicos e a favor do lobby depredador, da economia do século XIX.

Yan Ulrich Moroz Caccia Gouveia
Tenho 12 anos e espero que vocês adultos deixem um pouquinho de mato e água para mim e para meus filhos.

Leuda de Moura
Chega às raias da demência, as articulações para promover brechas que levem à destruição das florestas. É desanimador! Será possível que os homens, os políticos, os "instruídos", deste Brasil, não entenderão, nem compreenderão, nunca, que o desrespeito à Natureza, a falta de harmonia do homem com o meio ambiente é uma demonstração de pequenez e ignorância? É impressionante, como as pessoas se manifestam, se comportam e falam com descaso, justamente do que proporciona a sobrevivência de todos. Parece até ingênuo afirmar que, sem a Natureza não se respira, não há sustento, não se mata a sede, não se vive. É-se totalmente dependente. Por ela se deveria zelar, amar e agradecer à cada respiração. Não sendo isso uma prática, explica-se a miséria e a desolação, em muitas áreas do Planeta. Infelizmente, isso não serve de exemplo. O descaso levará, fatalmente à implosão do Planeta Terra. O deboche será vingado, porque não despertarão a tempo.Já estamos à beira do precipício. O que resta, apenas, é dar um passo para trás. Pelo andar da carruagem, o passo será dado, infalivelmente, para a frente ...

Isabel Cristina Moroz
Nosso Código Florestal, quando de sua criação, há 46 anos, foi extremamente inovador. Na época pouco (ou quase nada) se falava sobre proteção ambiental e planejamento territorial. Agora, exatamente numa época em que o mundo todo busca alternativas e mudanças visando o enfrentamento de uma realidade (mudanças climáticas globais), e admite a necessidade de impor limites à ação antrópicas e à exploração dos recursos naturais, o Brasil caminha na contra-mão da história, querendo flexibilizar o código florestal. Se o argumento dos ruralistas é a produtividade, como garantir a produção agropecuária sem a proteção dos recursos naturais (proteção do solo contra erosão, manutenção do ciclo hidrológico e das condições climáticas)???

José Mariano Caccia Gouveia
Não basta a manutenção do Código Florestal tal qual está. É fundamental aumentar o rigor na fiscalização sobre o desrespeito à Lei, visto o gritante percentual de ocupações irregulares posteriores a 1965. Deve-se, sobretudo, punir severamente os representantes do poder público municipal, à quem, em última instância, compete o disciplinamento e a fiscalização do uso do solo urbano. E, nesse caso, poder-se-ia imputar-lhes a responsabilidade pelas mortes e perdas materiais que presenciamos todos os verões. Talvez, a partir do momento que tais representantes passassem a responder civil e criminalmente por tais tragédias, a legislação fosse respeitada.


Lucila Pinto de Moura
Nós,brasileiros, não podemos aceitar, de jeito nenhum, interferências na floresta, a não ser o que for recomendado, acompanhado e monitorado por cientistas. Abaixo a destruição do rico patrimônio natural do Brasil. Chega de crimes contra a flora e a fauna. A Natureza não suportará, por muito mais tempo, as agressões, que tem recebido, com o risco de comprometer, severamente os mananciais, o clima e a sobrevivência das futuras gerações.

Eduardo Luiz Meyer
Quando pensamos que nossos políticos não podem fazer mais besteira do que já fizeram, agora vem com essa

Joseph Haim
Será que as chuvas de janeiro 2011 na serra fluminense não foram suficientes para demonstraram o quão errada está esta proposta de revisão do Código Florestal?

DIVA ELENA BUSS
E incrível que em pleno século 21, com toda essa tecnologia de ponta o pensamento de pessoas ditas intelectuais esteja devastando o planeta, agem como nescios atrás das folhas tristes {dinheiro} assim denominadas pelos indígenas que desde os primórdios do mundo só o usaram para sua sobrevivência, mas de maneira sabia os europeus quando aqui chegaram e em outras localidades deste planeta que originariamente não tem fronteiras o devastaram massacraram os povos impiedosamente,visto na imensidão do universo não passamos de um cisco,mas sob a ótica humana se assim podemos dizer os detentores do poder se acham deuses,os donos da terra ,e uma luta insana e desigual,sofreremos a ação da natureza que se rebelara com fúria titânica,eu estou chegando a conclusão que a Amazônia pulmão do mundo deva ser tombada como patrimônio da humanidade,assim esses seres ditos governantes de um pais que poderia ser o paraíso na terra talvez fosse resguardada para as gerações vindouras,vivi no exterior por 4 anos,pude sentir de longe o Brasil e a bênção de aqui ter nascido,digo não a esses governantes e juízes que não se dão conta que seus filhos e toda sua descendência futura sofrera pelas suas mãos implacáveis,amo esta terra denominada Brasil pátria amada ,mas prefiro pindorama ,índios donos desta terra.

Enir Ferreira Vargas da Costa
Certo que os cientistas se organizam... Falo e repito: a maioria do povo não procurar interesse de reeducar a sua educação que teve lá no principio com os mais velhos, não vai mudar esse quadro, percebem que estão aumentando, é lamentável, desculpem...

Hedmilton Ensinas

Com as recentes tragédias que vem ocorrendo não só no país, mas em todo o planeta, se eliminar das APPs: morro, ou a diminuição da faixa marginal nos córregos dentre outras é um tremendo retrocesso que demonstra a ganância aliada à ignorância dos que apóiam essas mudanças no Código Florestal. Ressalto, todavia, que mudanças há que serem discutidas com a sociedade e a comunidade científica

Pietro Scapinelli
Do modo em que foi colocado as mudanças do código florestal, não concordo com tais mudanças , assim como foi apreciado pela equipe técnica que representa a nossa sociedade e que não aconselha tais mudanças.

Maria Luisa Piassum - Estudante de Psicologia Rio Grande/RS

O Brasil quer seus problemas simplesmente tornando legitimo o que não conseguem resolver, por falta de visão e vontade política. Por isso digo não a mais essa tentativa de destruir nosso bem mais precioso, que é nossa natureza. Sustentabilidade, eles tem muito a aprender. Que sejamos escutados dentro dos princípios da real Democracia.

Carla Real
Chega de maltratar a mãe natureza, o momento e a consciência que se deve ter é de preservação e não de mais destruição. Quando o homem vai tomar consciência que ao destruir a natureza está se destruindo também?

Paulo Noffs
O território brasileiro já desmatado é suficiente para produzir alimentos e as commodits agrícolas de exportação. Somos o celeiro do mundo com as áreas agrícolas atualmente disponíveis. Não necessitamos e não devemos permitir o corte de mais árvore alguma para a atividade agrícola ou para a implantação de loteamentos, legais ou clandestinos. Por isso devemos exigir o respeito pela legislação ambiental em vigor, inclusive implantando a reposição florestal onde a lei exige. Mais árvores em nossas cidades, mais florestas em nossos campos...

Rafael Nicomédio
Precisamos nos unir e não deixar que destruam nossas florestas!!!

Arnaldo Rentes
Há trinta anos, fazia a graduação na USP e ajudei na campanha "Pela Volta de Aldo Rebelo". De pouca coisa me arrependo tanto.

Ana Lúcia Duarte da Rocha Paes
Chega de esculhanmbação!!! Não vamos destruir a natureza... somos parte da natureza, seremos destruídos antes! Sim a vida, não a esse código desrespeitoso!

Eni Cardoso Tolle
Não há argumento em prol do desenvolvimento social ou agropecuário que justifique a perda da nossa diversidade vegetal, animal, a perda dos nossos solos e de nossos ecossistemas. O Futuro não nos perdoará e nos retribuirá com uma vida sem qualidade e de misérias materiais e espirituais.

Fernando Silva Pereira
Absurdo!!! Reserva Legal e matas ciliares já!!!!

Alexandre Pacheco dos Santos
É de direito todo cidadão e seus descendentes ter gratuitamente qualidade de vida em meio ambiente auto sustentáveis e com formas de energias renováveis de maneiras simples e baratas. Retirando ou reduzindo o que resta das florestas estaremos nadando contra a corrente de um país que tem o privilégio de ter a maior floresta do planeta. Seria uma vergonha ter que derrubar mata nativa dela sendo que temos muitos outros lugares que já estão a muitos anos sem a sua cobertura original e já desgastadas pela erosão de um planejamento falho de outros governos. O brasileiro não deve levar prejuízos por um passado mal administrado e sim solucionar os erros com projetos viáveis a nossa expansão demográfica. não temos problemas como o Japão por falta de espaço,não temos desertos extremos, não temos guerras políticas e religiosas em disputa por territórios; somos um país privilegiado e com um povo trabalhador e versátil que já se provou em inúmeras ocasiões. Já é à hora do governo pensar no futuro da nação com projetos realmente aceitos pela minoria e não pela uma pequena parcela de afortunados latifundiários que querem tirar vantagem sobre situações em que só à classe mais instruída e atenta as leis do sistema que sabem as interpretar.

Erik Tedesco
Digo NÃO às mudanças no Código Florestal brasileiro!

Carlos Antonio Campani
O desmatamento que já ocorreu e que está acontecendo, já está causando enormes temporais, enchentes e deslizamentos. O amanhã, será pior se for aprovado e autorizado o desmatamento. A produtividade de alimentos não será prejudicada. Os produtores devem é tecnologicamente aumentar a produção por hectar plantado!

Jussara neves
Urgente precisamos divulgar cada vez mais as imagens de devastação,noticias,mudanças na Legislação,abaixo -assinados,etc, a fim de criar e consolidar COLETIVAMENTE a necessidade de consciência de preservação da fauna e flora brasileira.Parabéns a iniciativa!

John Herbert Badi Zappala
Digo NÃO! Ao novo código florestal.

Juliano PerozzoVida longa aos nossos rios e matas!

Daniel Kurupira
A falta de respeito do ser humano por seu Planeta ainda vai custar uma conta que não seremos capazes de pagar!!

Paulo de Salles Penteado Sampaio
A maior riqueza do Brasil é exatamente a sua megabiodiversidade, que em relação as plantas com flores é a maior do planeta com cerca de 50.000 espécies. Os dados são que conhecemos 1 planta por kilômetro quadrado, o que é bem menos que o mínimo que um país precisa conhecer da sua flora. Somente sabendo o que temos é que podemos descobrir futuras aplicações para este que é o maior laboratório químico natural do planeta, que sendo usado sustentavelmente, levaria o país a um crescimento econômico nas áreas diversas como bicombustíveis, têxtil, cosmética, medicinal, alimentícia... è impossível pensar neste modelo de desenvolvimento em que predomina o desmatamento e consequente extinção de centenas de espécies para dar lugar a bois, soja, laranja, algodão e cana de açúcar; espécies estas exóticas ao nosso país.

Gilvani Scatolin LeitePELA DEMOCRACIA!

Gercílio Elias Zanardo
Sou contra as mudanças do código florestal, porém as pequenas propriedades com até 10 hectares poderiam ter uma redução no percentual, ou fazer a reserva legal com florestas para exploração sustentável,desde que não fossem suprimidas. "Só haverá paz no planeta se os recursos naturais forem preservados ou repostos"!

Jackeline Carmem
A realidade política do nosso Brasil e desastrosa para a preservação do meio ambiente, temos que juntar forças para combater essa destruição da litosfera, temos que trabalhar junto a nossas crianças para preparar um futuro melhor onde pelo menos possamos respirar um ar com baixa poluição, e plantar o mínimo para nossa sobrevivência no nosso planeta.

Ronaldo Freitas Oliveira
Os interesses do Capital não ligam para as vidas perdidas nas catástrofes provocadas por nossa gestão irresponsável dos recursos naturais, mais estão de olho nos lucros advindos das reconstruções. Apesar de necessitar de aprimoramentos, o Código Florestal é uma arma em defesa da vida, em suas diversas formas, inclusive de nossa espécie. Axé BAguinha

Pérola de Carvalho
Em defesa do Código Florestal é preciso que a voz de todos seja ouvida, e não apenas a daqueles interessados em derrubá-lo. Este manifesto dá voz a quem quer ver nosso meio ambiente preservado para o bem dos seres vivos que o habitam. Sou parte dessa voz. Por isso, assino.

Beatris tavares de Souza Yamada
Vamos fazer a nossa parte! O povo tem condição através da união!

Ana Claudia Carlini
Cada centímetro de nossas matas a quem pertence? Ao governo? Claro que não. Pertence a cada um dos brasileiros, portanto cabe a cada um de nós debater e decidir o que fazer com elas. E é claro que qualquer pessoa inteligente sabe o quanto precisamos delas! Esse problema é nosso !

Paulo Roberto Raiz
Está na hora da humanidade decidir: a continuidade desse processo louco de busca pelo lucro, ou o respeito pelos limites impostos pela natureza em prol da própria vida.

L. A. Pitanga do Amparo
Basta assistir ao vídeo http://www.codigoflorestalbr.blogspot.com/ para entender que esse código é mais fajuto que o código da Vinci. Abaixo a burrice institucionalizada. Votamos no Lula e agora na Dilma para encerrar a canalhice de décadas do PSDB e do DEMO e não para reforçar a insanidade argentária do neoliberalismo ruralista.

Renata Biscaia Raposo Barreto
A responsabilidade com o meio ambiente pode trazer um lucro maior do que se imagina. Render-se a interesses econômicos é apostar na versão de que a natureza é objeto. Em geral, quem paga pelos crimes ambientais, são os seres mais indefesos (a fauna e a flora) e a parcela marginalizada e excluida da sociedade. Mas essa história está mudando e qualquer um de nós, inclusive os políticos, pode ser vítima dessas intempéries cada vez mais constantes. Não há estudo que convença que a natureza não está gritando. Ela não é um objeto a nosso serviço. Ela é parte crucial da rede nos possibilita estar vivos.

Rogério Andrade
De importância ímpar.

Dulcinéa Ribeiro
Tudo que é para garantir o futuro de nossos netos eu aprovo.

Ezio de Oliveira Rocha
Tenho um espaço que pago direito de uso e mantenho mais de 200 árvores há mais de 15 anos é uma idéia para se realizar “PRESERVAÇÃO VOLUNTÁRIA” e não ganho, pago para ter a natureza como meu “ DEUS” principal.

CLAUDIO CICCONI
Entendo que as mudanças propostas serão devastadoras para as áreas de preaservação permanente e ao meio ambiente como um todo.

Liliana Lincka
Pela defesa do patrimônio natural brasileiro, conto com o bom senso dos parlamentares brasileiros que foram eleitos para defender o país e não interesses econômicos.

ANTONIO CARLOS DA SILVA CARVALHO
Bem, a princípio, até prova em contrário estou me posicionando contra todas as iniciativas de mudanças do que estiver correto na legislação brasileira, ou nas tentativas de mudanças, sejam promovidas pelo governo federal, estaduais ou municipais, de novas propostas de leis que visem flexibilizar a exploração predatória do meio ambiente (especialmente florestas, mananciais hídricos de todo tipo - nascentes, lagos, lagoas, rios, oceano, etc.-, sem que haja uma discussão aberta com toda a sociedade brasileira. minha posição se dá porque não tenho confiança no congresso nacional, não tenho plena confiança no governo, em todos os níveis, não tenho confiança no judiciário. até prova em contrário! para confiar, eu preciso saber claramente o que todas estas instâncias estão defendendo. tem gente mentindo por todo o lado. a princípio, não acredito em todo mundo! acredito em pouca gente hoje, não só no Brasil! mas em todo o mundo! tem muita gente ocupando posições estratégicas na política nacional e mundial, cuja credibilidade está indo pelo ralo! desejo que possamos resgatar a credibilidade da classe política! mas, a princípio, vocês, todos, precisam me convencer de que estão verdadeiramente bem intencionados! seguro morreu de velho! poucos (as) são os dirigentes ou integrantes dos três poderes

EVANIA CLEIA PAIVA DE SOUZA
Este manifesto é o mínimo que podemos fazer para tentar conter a irresponsabilidade de nossos governantes

Francine Faia Fernandes
NÃO ás mudanças no Código Florestal!

Valderez Maria Coimbra Santos
Se com o Código Florestal como está já foram cometidos crimes absurdos cujas consequencias ambientais e sociais desastrosas já são conhecidas, ias mudanças propostas serão o aval para a completa degradação. É um absurdo contra o qual temos que resistir.

Leandro Dolenc
A Sociedade Ecológica Amigos de Embu, fundada há 40 anos, apóia a Ministra do Meio Ambiente e o Coletivo de ONGs de São Paulo contra as mudanças defendidas pela Bancada Ruralista ao Código Florestal.

Susi Pacheco
Enchentes, deslizamentos de terra, perda de produção, vossorocas e erosões diversas, entre outras são decorrência do descaso das pessoas e "ditas autoridades" como ministério público, prefeituras, governos de estados e governo federal obviamente. As pessoas até podem ser leigas e desconhecer o código, já que desconhecem os seus próprios direitos como cidadãos, mas cabe as autoridades competentes auxiliarem e impedirem a todos que utilizem o código de forma incorreta. A mudança do código só será válida para grandes empresas em geral multinacionais ou de capital misto que tem como interesse mineração, extrativismo vegetal e outros interesses escusos. Pequenos, médios e grandes proprietários de terra tem muito pouco a ganhar com essa mudança e não influencia o que já possuem qualquer alteração no melhor código de proteção a natureza do MUNDO.

Marcos R. Cruz

A reforma do Código Florestal pelo PL do dep. Aldo Rabelo terá um efeito devastador para toda sociedade, assim como o Código Penal, Civil, Processual, das Águas ele não pode ser estadualizado pelas suas próprias atribuições.

MANUEL ALEXANDRE COVA
Abaixo qualquer código que aumente e facilita o desmatamento!!!!!!!!!!!

Doroty Martos
Cabe a cada um (a) de nós a defesa da vida no Planeta Terra. Pequenas atitudes, como aderir a este abaixo assinado, podem alavancar grandes ações no sentido de preservar e proteger a vida das atuais e futuras gerações. O Código Florestal Brasileiro precisa ser preservado e implementado. Forte abraço!!!!

Marcello Cruz Tavares da Cunha Mello
A bancada ruralista esta querendo detonar as florestas brasileiras em benefício próprio. E clara a intenção de lucro a custa da perda de biodiversidade. Os animais e as gerações futuras estão ameaçados. A população tem que se manifestar contra a mudança do código florestal.

Maria Cecília Sevilio d'Oliveira
Vamos preservar o meio ambiente, conscientizar a população da importância da preservação das nossas matas, dos nossos rios, da atmosfera, da importância do consumo consciente e da reciclagem do lixo que produzimos.

Lilia Iasi MouraSou autora do livro infantil O Indiozinho Guarani, um menino que defende a Floresta Amazônica.

Walter José Rodrigues matrangolo
Sem as matas, de onde virão os organismos capazes de controlar insetos que alimentam-se de plantas cultivadas? Ou as matas ou os venenos/agrotóxicos. Quem vai vibrar são as multi envolvidas com petróleo, remédios e agrotóxicos. Viva a vida

Micael Montemezzo
O país tem TUDO pra se tornar uma potência mundial, com todo o nosso território, biodiversidade, cultura, é só usarmos como deveria ser! Mas ao invés disso, muda-se o código florestal em prol daqueles que justamente fazem o contrário disso: destroem, desmatam, acabam com nossos recursos naturais.

Tiago Cintra Zarif
Estou desde 1994 atuando na área ambiental como Promotor de Justiça e o retrocesso com o projeto apresentado ao Congresso é indiscutível, com enormes prejuízos ao meio ambiente.

Tania Jamardo
Repito o que escrevi para a representante do MiraSerra. Acho que se deveria batalhar para a realização de um plebiscito (antes da votação) ou um referendo (após a votação). De um modo geral, a própria página de abertura do site já oferece um modelo para isso. Um plebiscito ou referendo oficial exigiria a coordenação, realização e responsabilidade da Justiça Eleitoral. Seu resultado teria força legal sobre o Congresso. E isso abriria tempo para a elaboração de uma campanha de cunho universal para esclarecer devidamente o assunto (mas, por favor, respeitando a cultura popular, e esclarecendo dúvidas sem preconceitos). Essa campanha seria obrigatoriamente veiculada em espaços gratuitos em todos os meios de comunicação (TV, rádio, jornal), o que seria impossível para as entidades fazer a nível privado. Proponho que essa idéia seja levada a entidades de expressão nacional, como a OAB e as igrejas, porque seria um trabalho muito árduo a desenvolver, mas que abriria em definitivo o espaço para a conscientização ecológica. Tania Jamardo Faillace

GILBERTO GAMA JR
Sabiamente a constituição brasileira prescreve obediência as normas ambientais. Estamos numa nova era. a visão antropofágica foi abandonada. é preciso conscientizar que o formalismo e o rigor das normas ambientais são aliados na luta pelo desenvolvimento sustentado. Em prejuízo da vida, não é possível aos governantes ignorar o rigor e o formalismo destas regras.

Roberto franco
A luta e de todos, não ha meio termo ou a favor ou contra, portanto e preciso parar este golpe de estado do Aldo Rabelo e cia. E por isso que o Leste Europeu esta moribundo, são as malditas cartilhas do desenvolvimento a todo custo que também existia no socialismo de estado daquela região. Roberto Franco-Econg

Marco Antônio Carlos
Vamos parar de brincar com a natureza

Mônica Gasparini
Sou ambientalista e milito há mais de 10 anos em defesa do meio ambiente, principalmente urbano, e muito em políticas publicas. O que vejo é um retrocesso de décadas na revisão do Código Florestal, pois em nenhum momento o homem encara a natureza como aliada e sim como um entrave à sua própria existência. E as catástrofes não tem sido suficientes para mostrar aos insensíveis governantes que, enquanto não tivermos respeito às leis ambientais já existentes, mais e mais mortes serão verificadas nessa triste trajetória de nosso país na área ambiental. Essa herança de desrespeito à natureza adquirida desde os tempos do descobrimento do Brasil, é que faz a classe política e por conseqüência a população a desrespeitar e a mudar toda a nossa legislação em função de interesses próprios cada vez maior. Estou de luto e protesto pela falta de sensibilidade dos homens. E sou cada vez mais solidária à causa animal,em defesa das florestas, da biodiversidade, do respeito à legislação e aos protocolos internacionais já assinados. Agradecida e boa sorte à natureza e à nós mesmos!


Condesmar Fernandes de Oliveira
O Brasil não pode permitir que avance, ainda mais, os desmatamentos. Em especial, as matas ciliares e as matas de restinga. Vamos à luta contra mais esta ganância de certos setores empresariais.

Valéria Silvestre
Se o que está em tramitação na Câmara for aprovada no formato atual, os riscos ambientais poderá fomentar um sério aumento de problemas. O formato atual prõe menor proteção aos rios pequenos (que são mais frágeis e tem muito mais risco de sofrem assoreamento e até chegar a sua morte), também diminui severamente a proteção de morros, de serras, etc, comprometendo na sua vegetação que é os que as protegem e até mesmo é capaz de promover o equilíbrio dos recursos hídricos (fundamenal a toda e qualquer foema de vida).

José Cantídio de Sousa Lima
Companheiros, estamos divulgando o abaixo assinado contra mis esta "contribuição" da bancada ruralista no congresso que tem apoio do deputado Aldo(PCdoB-SP). Continuamos a luta dos trabalhadores por um planeta onde a classe trabalhadora tenha garantida condições dignas de vida e trabalho.

Beto Francine
Permitir ou flexibilizar a ocupação de encostas, a luz das mudanças climáticas é uma irresponsabilidade com a vida humana.

Alvaro Almeida

É uma vergonha a aprovação deste código, Devíamos sim é preservar o que temos de mata e aí usufruirmos dela de outras maneiras menos imediatistas. O que está se aprovando são leis que beneficiam poucas pessoas e, que vai acabar com nossas florestas, Será que um país sustentável não seria único e diferente neste planeta.

Paulo Ferraz
Todo cuidado é pouco quando as propostas são negociadas na Câmara Federal.Se não temos o melhor Código Florestal do mundo não queremos ter o pior! Paulo

Lisiane Becker
se quem quer alterar o código florestal tivesse uma vítima dos desmoronamentos, dos tornados ou de qualquer outro "problema" ambiental entre sua família, creio que mudaria de opinião. Flexibilizar a proteção da biodiversidade é reduzir a qualidade de vida e até a própria vida.

Sonia de Oliveira Maricato

O PLANETA precisa de cura e manter as florestas é uma delas!!!!

Dora A. TschirnerA indiferença com o meio ambiente é a conivência com nossa destruição.


Estela Fuks
É necessário tomar uma atitude hoje para não precisar se desesperar com as tragédias de amanhã.

PAULO ROLIM VALENÇA
Precisamos de leis fortes e que sejam cumpridas. a lei atual já é desrespeitada demais. Precisamos garantir a qualidade de nosso ambiente para manter até a saúde do ser humano.

Marcia S. Almeida
É preciso respeitar e aprimorar o Código Florestal, aumentar a fiscalização e acabar com a IMPUNIDADE em relação aos crimes ambientais. Esvaziaram o ICMBIO diminuindo sua área de atuação. muitos dirigentes do IBAMA tem sido denunciados pelo Ministério Publico . As fraudes cometidas pelos loteadores - que vendem lotes como fração ideal de falsos condomínios edilícios ou pro - indivisos tem por objetivo BURLAR as exigências da reserva legal contidas na lei 6766 e no código florestal - já conseguiram destruir mais de 92% da Mata Atlântica, agora querem inundar a Amazônia - é preciso respeitar a natureza! Interesse pessoal desta geração INSENSATA não tem o DIREITO de comprometer o futuro do planeta e das novas gerações. a vida não termina com a morte - a reencarnação é fato cientificamente provado e TODOS teremos que continuar a pagar a conta destes CRIMES CONTRA AS LEIS DE DEUS

Denis Moledo de Souza Abessa
A versão apresentada pelo Deputado Aldo Rebelo só atende a um setor da economia (o agronegócio, mais especificamente os grandes agricultores) e é nocivo a todos os demais setores - é portanto antidemocrático. É inconstitucional por legalizar os crimes ambientais cometidos anteriormente. Vai permitir a ocorrência de mais tragédias em áreas de risco. E por fim, vai causar degradação dos corpos de água e diminuição dos olhos d'água e nascentes. Lembro que a falta de água é muito mais grave do que a falta de alimentos (mesmo porque o problema dos alimentos não é a escassez mas sim a distribuição altamente desigual). Perderemos biodiversidade, água, solo, bens e serviços ambientais, e de quebra ajudaremos a aumentar a temperatura do planeta. Portanto, essa proposta é completamente descabida do ponto de vista técnico e social.

Rodrigo Andreotti Musetti
Mudar é preciso, mas não para piorar a situação que já está crítica!

Maria Stela Cabral
Digo NÃO às mudanças do código florestal

Izidoro de Castro
Desenvolvimento Sustentável "É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" "Relatório Bruntland,1987"

Eloah Margoni
O fim das florestas será o nosso próprio fim. Não!!!! Eloah Margoni

Patricia Ferreira Monticelli
Uma mudança no código florestal deveria ter como fundamento o conhecimento tecnico-cientifico que é contrario a atual proposta de mudança. Estamos abrindo mão das nossas nascentes, desprotegendo topo de morro e colocando a vida de todos os brasileiros em risco, para que? Para enriquecer uma minoria emburrecida pelo excesso de dinheiro?


Elizabeth Moro
Não há como aceitar a flexibilização do Código Florestal, o poder pode ser direcionado por nós. Vejamos o exemplo do Egito. Vamos nos unir

Lia Giraldo da Silva Augusto
Nossas florestas precisam de proteção, existe muita terra já disponível e as que precisam recuperação. Além disto é um absurdo proteger os que afrontaram a lei.